Desengraxantes Ecológicos e Biodegradáveis

Todo mundo gosta de um espaço limpo e organizado, se em casa é assim, no trabalho não seria diferente. O uso de produtos específicos para higiene no ramo da indústria, seja ele no ambiente, nas máquinas ou em peças, é essencial. Com isso, o desengraxante é um dos principais personagens da limpeza industrial.

O desengraxante é um composto químico usado para a remoção de graxa e gorduras das superfícies dos objetos, ele limpa sujeiras como graxas, locais engordurados, ceras etc. E como o assunto é limpeza, nada mais que justo usar desengraxantes ecológicos e biodegradáveis, que podem ser produzidos a base de água ou solventes. Além de possuírem um alto poder desengraxante, os desengraxantes ecológicos e biodegradáveis não causam impactos ambientais.

Confira cinco motivos que contribuem na hora da escolha desses produtos:

1. Meio-ambiente

O propósito de escolher desengraxantes ecológicos e biodegradáveis é a forma de decomposição na natureza: mais rápida e que não agride o meio-ambiente, pois são compostos por elementos orgânicos para que os agentes biológicos naturais auxiliam na melhor decomposição, evitando problemas como contaminação de solo e rios.

2.Limpeza profunda

Muitas pessoas deixam de comprar produtos biodegradáveis achando que seu resultado final não será o mesmo que o de um produto convencional. Mas, assim como os tradicionais, esse tipo de produto atende bem uma limpeza pesada de equipamentos, por exemplo, pois são desenvolvidos a partir de pesquisas e certificados por órgãos fiscalizadores. A principal diferença é a contribuição em preservar o meio-ambiente e também por ter o princípio de “menos é mais”, isto é, usar uma quantidade menor de produto para uma limpeza mais eficaz.

Outro ponto importante é a menor probabilidade de prejudicar a saúde com alergias e intoxicações, um detalhe importante para quem manuseia esse tipo de produto diariamente. Além de não ter um cheiro forte e não danificar os locais que são aplicados devido não utilizarem compostos tóxicos, uma ótima pedida para a indústria alimentícia.

3.Menor impacto ambiental

A principal vantagem de um desengraxante biodegradável é a decomposição na natureza, de forma mais rápida e completa, pois essa decomposição natural ocorre com a ajuda de bactérias e fungos, o que acelera o processo e não agride tanto o ecossistema.

Para saber se um desengraxante é biodegradável e segue as normas, ele deve ser caracterizado com um selo de certificação ambiental, o que garante sua qualidade e forma adequada de decomposição.

4.Ser biodegradável não altera o resultado

Uma boa alternativa é o desengraxante a base de água, uma opção para substituir os solventes orgânicos convencionais que colocam em risco o meio ambiente. O desengraxante industrial biodegradável a base de água possui alto poder de remoção e o resultado é tão bom quanto de um convencional.

Para ser considerado biodegradável, o produto precisa estar alinhado com algumas normas da ABNT, como caracterização química, biodegradação, desintegração e toxicidade em relação ao ecossistema.

5.Linha Lubrisint

A Lubrisint possui uma linha de desengraxantes ecológicos e biodegradáveis destinados à limpeza e manutenção de equipamentos. São desengraxantes químicos, alcalinos, ácidos e solúveis líquidos ou em pó e, até mesmo, solventes emulsionáveis e de grau alimentício.

Vinícius de Medeiros

Diretor Técnico-Comercial – LATAM da AVIA-Lubrisint, atua no mercado de lubrificantes especiais e produtos químicos a mais de 25 anos com vasta experiência em aplicações e soluções. Engenheiro Químico e Administrador de Empresas, tem baseado sua carreira em servir aos clientes, sempre com grande expertise e total disponibilidade e confiabilidade. Atualmente coordena a empresa em seus projetos e planos de expansão.

Deixe um comentário!