dest.4

Ninguém gosta de sujar a roupa e muito menos manchá-la! E toda vez que se fala em graxa e roupa, as pessoas ficam apavoradas, ainda mais se a roupa for clara. Afinal, se tirar graxa das mãos já é um processo que requer dedicação, paciência e muito sabão, eliminá-la de uma vestimenta pode ser um processo bem complicado.

Mas, não se deixe enganar, existem truques e dicas simples de como tirar mancha de graxa da roupa, para que esse empecilho não se torne um problemão. Confira as dicas abaixo:

Graxa fresca

O primeiro passo de como tirar mancha de graxa da roupa é eliminar o excesso, pressionando um papel toalha sobre a mancha. Mas cuidado, não se deve esfregar para não espalhar a mancha e torná-la um borrão. Em seguida, use talco ou amido de milho para absorver o óleo da graxa e deixe a roupa descansando por cerca de trinta minutos.

Depois dessa primeira etapa, retire o excesso e esfregue de leve, novamente para não espalhar a mancha.

Enxágue a roupa com água quente e aplique sob a mancha um pouco de alvejante ou sabão em pó à sua escolha, deixando agir por 10 minutos. Esfregue e enxágue novamente. Repita o ciclo até a mancha sair por completo. Depois, lave a roupa normalmente.

Graxa seca

Todo mundo sabe que quando a mancha acabou de acontecer, fica mais fácil de removê-la. Mas e quando a mancha já está seca? Como tirar essa mancha de graxa da roupa? Calma, aqui vai mais um truque.

A mesma margarina/manteiga que você usa para o fim culinário, será útil para remover essa mancha. Para isso, aplique um pouco sobre a mancha. A gordura do alimento vai se “juntar” a gordura da graxa e umedecer o local, facilitando a remoção e tornando aquele aspecto seco em algo mais “molhado”.

Com a ajuda de uma escova de dente velha e limpa, esfregue com cuidado a região para não estragar o tecido e enxague com água quente. Retire o máximo de graxa que puder repetindo este processo até a mancha amolecer e depois lave a roupa normalmente.

Refaça o procedimento até o momento a mancha desaparecer.

Detergente líquido

Outra opção de produto que pode ajudar na remoção da graxa é o detergente líquido, sempre com auxílio de água quente. Apenas tome cuidado para não usar detergentes que possam vir a manchar a roupa, por isso, prefira sabão incolor

Mancha de graxa nas mãos

Quem tem filhos, ou gosta de andar de moto ou bicicleta, sabe como é fácil que a graxa das correntes seja passada para a mão. A dica aqui é simples: lave a mão (ou o local do corpo que ficou sujo com a graxa) com um bom sabão em pó. Os grãos do sabão vão funcionar como uma espécie de esfoliante e a graxa vai sair sem muito esforço

Gostou deste artigo sobre como tirar mancha de graxa da roupa? Procurando soluções em lubrificação, lubrificantes especiais e de grau alimentício? Conheça a Lubrisint e nossos produtos!

Vinícius de Medeiros

Diretor Técnico-Comercial – LATAM da AVIA-Lubrisint, atua no mercado de lubrificantes especiais e produtos químicos a mais de 25 anos com vasta experiência em aplicações e soluções. Engenheiro Químico e Administrador de Empresas, tem baseado sua carreira em servir aos clientes, sempre com grande expertise e total disponibilidade e confiabilidade. Atualmente coordena a empresa em seus projetos e planos de expansão.

Deixe um comentário!